No domingo (3), o Brasil sagrou-se Campeão do XVI Campeonato Mundial Master de Basquete Masculino 2023, disputado na Argentina em Mar Del Plata entre 25 de agosto e 3 setembro. Na final, em uma partida bastante movimentada, o Brasil bateu os anfitriões por 80 a 65.
A Argentina começou dando trabalho ao selecionado brasileiro, vencendo os dois primeiros quartos por 23 a 22 e 17 a 15. Na segunda metade da partida o Brasil tirou a diferença, vencendo com parciais de 26 a 9 e 17 a 16.
Organizado pela Federação Internacional Master de Basquetebol (FIMBA), o certame contou com 24 seleções representando todos os continentes com mais de 4.500 atletas participantes. Na fase de grupos os brasileiros venceram selecionados do Peru, Croácia, Itália e a própria Argentina. O mundial contou com categorias de até 80 anos.
O Time Brasil 50+ teve representantes de diversos estados da federação e foi formado por: Fernando (RR), Antônio Carlos (MG), Monir (MT), Fabio Jarrão (SP), Felipe (SP), Carlos Brasília (CE), Édson (PA), Marcelo Pastre (PR), Marcelo Mãozão (PR), Marcelão (RJ), Robson Estrela (BA) e o capitão André Ratto (BA) o técnico foi Cláudião (PR). No Brasil a categoria é organizada pela Federação Brasileira de Basquetebol Master (FBBM)
A Bahia foi representada pelo armador André Ratto, que jogou na seleção brasileira principal ao lado de Oscar Schmidt, “O Mão Santa” na década de 90 e pelo feirense Robson Estrela, que há 12 anos disputa campeonatos pela categoria Master e coleciona títulos, dentre eles, Campeão Nordeste, Campeão Norte/Nordeste e Bi-Campeão Brasileiro jogando pela Bahia e pelo estado do Maranhão.
PRÓXIMAS COMPETIÇÕES:
Em novembro será disputado o Campeonato Brasileiro no Estado do Maranhão. O Panamericano será no México em abril de 2024, O Europeu em junho 2024 e o próximo mundial será na Suiça em 2025.
(Reportagem: Edvaldo Peixoto)