Home Feira de Santana Sambadores do Nordeste tem presença confirmada na festa de Santa Bárbara nesta quarta

Sambadores do Nordeste tem presença confirmada na festa de Santa Bárbara nesta quarta

por Atitude Notícias
0 comentário

O tradicional caruru será servido no Restaurante Popular com mais de 2 mil pratos

Nesta quarta-feira, 4 de dezembro, é celebrado o Dia de Santa Bárbara. Conhecida como a protetora contra relâmpagos e tempestades – que no sincretismo religioso é chamada de Iansã – a padroeira dos feirantes do Centro de Abastecimento será homenageada com uma programação especial.

A festividade começa às 7h, com uma missa solene na Igreja Senhor dos Passos, no centro da cidade. Após a celebração religiosa, será realizada a tradicional procissão saindo da igreja até o Centro de Abastecimento. Durante o percurso, os fiéis carregam a imagem de Santa Bárbara em um clima de devoção e entusiasmo.

Ao chegar ao Centro de Abastecimento, a festa continua com a distribuição de 2 mil pratos de caruru no Restaurante Popular. A comida, símbolo de generosidade e acolhimento, é uma das atrações principais da festa.

Para animar a celebração, o grupo Sambadores do Nordeste se apresenta com o tradicional samba de roda, mantendo viva a cultura popular baiana e trazendo muita energia e alegria para os participantes. O samba de roda, que remonta às origens afro-brasileiras, é uma das danças mais representativas da Bahia e, em Feira de Santana, ganha um tom especial durante as festividades de Santa Bárbara.

Confira a programação:

7h – Missa na igreja Senhor dos Passos
8h30 – Procissão até o Centro de Abastecimento
11h – Início de distribuição do caruru e festejos com samba de roda
14h – Encerramento

No dia de Santa Bárbara, Restaurante Popular mantém viva a tradição do caruru

Permissionários do Centro de Abastecimento e devotos de Santa Bárbara vão render homenagens à santa com procissão e missa na próxima quarta-feira (4). O ato litúrgico está marcado para começar às 7h, na Igreja Senhor dos Passos, tendo como presidente da celebração o padre Júlio Santa Bárbara. Após, os fieis seguirão em procissão até o entreposto comercial. 

Conhecida no sincretismo religioso como Iansã, protetora contra raios e trovões, Santa Bárbara é considerada uma das mais populares. E para manter viva a tradição, às 11h será servido o tradicional caruru no Restaurante Popular, com apresentação de samba de roda.

O diretor do entreposto comercial, Cristiano Gonçalves, afirma que a previsão é servir 2 mil pratos gratuitamente. “Será um dia de festa para os devotos e feirantes do Centro de Abastecimento”, diz.

(SECOM/PMFS – Fotos: Jorge Magalhães)

Você pode gostar

Deixe um comentário