O tradicional caruru será servido no Restaurante Popular com mais de 2 mil pratos
Nesta quarta-feira, 4 de dezembro, é celebrado o Dia de Santa Bárbara. Conhecida como a protetora contra relâmpagos e tempestades – que no sincretismo religioso é chamada de Iansã – a padroeira dos feirantes do Centro de Abastecimento será homenageada com uma programação especial.
A festividade começa às 7h, com uma missa solene na Igreja Senhor dos Passos, no centro da cidade. Após a celebração religiosa, será realizada a tradicional procissão saindo da igreja até o Centro de Abastecimento. Durante o percurso, os fiéis carregam a imagem de Santa Bárbara em um clima de devoção e entusiasmo.
Ao chegar ao Centro de Abastecimento, a festa continua com a distribuição de 2 mil pratos de caruru no Restaurante Popular. A comida, símbolo de generosidade e acolhimento, é uma das atrações principais da festa.
Para animar a celebração, o grupo Sambadores do Nordeste se apresenta com o tradicional samba de roda, mantendo viva a cultura popular baiana e trazendo muita energia e alegria para os participantes. O samba de roda, que remonta às origens afro-brasileiras, é uma das danças mais representativas da Bahia e, em Feira de Santana, ganha um tom especial durante as festividades de Santa Bárbara.
Confira a programação:
7h – Missa na igreja Senhor dos Passos
8h30 – Procissão até o Centro de Abastecimento
11h – Início de distribuição do caruru e festejos com samba de roda
14h – Encerramento
No dia de Santa Bárbara, Restaurante Popular mantém viva a tradição do caruru
Permissionários do Centro de Abastecimento e devotos de Santa Bárbara vão render homenagens à santa com procissão e missa na próxima quarta-feira (4). O ato litúrgico está marcado para começar às 7h, na Igreja Senhor dos Passos, tendo como presidente da celebração o padre Júlio Santa Bárbara. Após, os fieis seguirão em procissão até o entreposto comercial.
Conhecida no sincretismo religioso como Iansã, protetora contra raios e trovões, Santa Bárbara é considerada uma das mais populares. E para manter viva a tradição, às 11h será servido o tradicional caruru no Restaurante Popular, com apresentação de samba de roda.
O diretor do entreposto comercial, Cristiano Gonçalves, afirma que a previsão é servir 2 mil pratos gratuitamente. “Será um dia de festa para os devotos e feirantes do Centro de Abastecimento”, diz.
(SECOM/PMFS – Fotos: Jorge Magalhães)