Numero supera a marca de 6,6 milhões de visitantes
O Brasil alcança um novo recorde anual na entrada de turistas estrangeiros nesta segunda-feira, 30. Até domingo, 29, o Ministério do Turismo contabilizava 6,607 milhões de viajantes que desembarcavam em terras brasileiras, seja por negócios ou para lazer.
O atual recorde é datado de 2018, marcando 6,621 milhões de turistas. A marca foi superada esta quarta, às 10h20.
Com estes números, o Brasil fica mais próximo de cumprir a meta do Plano Nacional de Turismo (PNT), de receber 8,1 milhões de turistas até 2027.
Este desempenho, segundo o ministro Celso Sabino, mostra a maturidade deste setor em atrair visitantes, com marcas superiores aos anos de Copa do Mundo, 2014, e Olimpíadas, 2016.
O país que lidera ranking de visitas as terras brasileiras é a Argentina, somando mais de 1,7 milhão de turistas. Seguida pelos Estados Unidos, com 640 mil visitantes.
Motivos desse crescimento
Em dezembro de 2023, o primeiro Escritório da Organização Mundial do Turismo nas Américas e no Caribe, foi inaugurado no Rio de Janeiro.
Além da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), ter reforçados sua presença em eventos internacionais, promovendo os destinos brasileiros.
O lançamento da marca “Visit South America: um lugar, vários mundos”. Que é uma parceria dos governos brasileiros, argentinos, paraguaios, uruguaios e chilenos, para que haja uma promoção, de forma íntegra, dos destinos destes países, focando nas áreas naturais, gastronômicas e de hospitalidade.
Somado a isso, o Brasil se prepara para receber grandes eventos globais em 2025, como a COP30, em Belém (PA), e a reunião de cúpula dos Brics, provavelmente no Rio. (ATarde)