Título é o maior de um brasileiro em chaves masculinas de simples desde 2001

Histórico! João Fonseca se sagrou campeão do ATP 500 de Basileia, na Suíça, nesta tarde de domingo, 26. Em grande atuação, o brasileiro derrotou o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, número 18 do mundo.
Em demonstração de autoridade, o tenista de 19 anos venceu Fokina por 2 sets a 0, com parciais de e 6/3 e 6/4. Devido ao título, Fonseca salta para a 28ª posição no ranking da ATP, sua melhor na carreira até então. Ele é apenas o nono brasileiro a alcançar o top-30.
“Eu não sabia que era tão pesado [o título]. Agradeço minha equipe. Sabemos o esforço que fizemos todos os dias. Fiz a promessa que se vencesse esse torneio eu rasparia o cabelo… Então em breve estarei careca. Minha primeira final de 500, espero que não seja a última. Um prazer jogar aqui, minha primeira vez, com certeza não vai ser a última. Eu via o Roger Federer jogar aqui, acho que ele ganhou 10 vezes”, declarou Fonseca.
É louco que em todo lugar que vou tem um brasileiro gritando meu nome. É um prazer representar o Brasil. Obrigado a todos que torceram por mim.João Fonseca – Tenista brasileiro
O peso da conquista é de ser a maior de um brasileiro em chaves masculinas de simples desde o título de Gustavo Kuerten no Masters 1.000 de Cincinnati, em 2001, quando João Fonseca nem sequer havia nascido.
Crescimento na carreira
Com os 500 pontos conquistados em Basileia, João Fonseca acumula agora 1.615. No início da temporada, o brasileiro ocupava o 145º lugar da ATP. Dez meses depois, subiu mais de 100 posições e se consolida como um dos grandes nomes do tênis nacional.
(Por: João Grassi/ATarde – Foto: Fabrice Coffrini/AFP)

