O mês de outubro é marcado pela Campanha Outubro Rosa, que serve para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, e o Portal Atitude Notícias não poderia ficar de fora dessa campanha tão importante para a saúde das mulheres. O repórter Edvaldo Peixoto entrevistou a coordenadora de enfermagem do CMPC (Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez), a enfermeira Tâmara Borges, que trouxe dicas de prevenção e informações sobre a doença.

“Esse tipo de câncer é o que mais causa a morte de mulheres no país. Precisamos compartilhar informação para que as pessoas consigam identificar os sinais de alerta. Quando mais cedo essa doença é diagnosticada, maior a chance de cura”, afirma a enfermeira Tâmara Borges

Atitude Notícias – O que é o câncer de mama?
Tâmara Borges – O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais na mama.
AN – Qual a importância do autoexame para a mulher?
Tâmara Borges – O autoexame possibilita a correta detecção da doença no estado inicial, favorecendo os tratamentos iniciais, com maior chance de cura.
AN – Quais as medidas de prevenção?
Tâmara Borges – Praticar atividade física, não ingerir bebida alcoólica, tabagismo, são algumas medidas que podem diminuir a prevalência do câncer de mama.
AN – Qual a programação da Prefeitura de Feira para o outubro rosa?
Tâmara Borges – Estamos durante todo mês de outubro com o exame preventivo, ultrassom mamária, mamografia, ultrassom transvaginal, e alguns exames complementares, a marcação é feita por telefone através do número (75) 3602-7340 ou através do e-mail outubrorosa@fhfs.ba.gov.br, as marcações são por telefone e e-mail para evitar filas, e todas as pacientes estarão agendadas em dia e horário correto.
AN – Quanto mais cedo se identificar esses nódulos nos seios, maiores as chances de cura?
Tâmara Borges – O câncer de mama é o segundo na lista, perdendo só para o de pele melanoma. Qualquer sinal de caroço, nódulo, indolor geralmente, saída de líquido espontânea dos mamilos, pele da mama avermelhada, deve-se estar alerta e procurar uma unidade de saúde, e a importância do autoexame mensal, sempre uma semana após a menstruação, para que essa mulher possa detectar qualquer tipo de alteração da sua mama, por isso, que quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais cedo a prevenção e a chance de cura será bem maior.
AN – Há dados sobre a doença em Feira?
Tâmara Borges – De janeiro até 30 de setembro aqui no CMPC foram registrados 47 casos de câncer de mama.
Marcação de mamografia
Mulheres de 50 a 69 anos podem procurar as unidades de saúde para marcar o exame de mamografia. Para isso, é necessário apresentar o documento de identidade, CPF, Cartão SUS e passar por avaliação com o profissional de saúde, seja médico ou enfermeiro.
O agendamento deve ser feito na unidade a qual a paciente é cadastrada – as marcações são realizadas na própria unidade pelo sistema da Central Municipal de Regulação (CMR).

(Reportagem: Edvaldo Peixoto)