Tatiana Velloso e Jerônimo Rodrigues se conheceram em Cruz das Almas; os dois são pais de João Gabriel
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), foi eleito no último domingo (30) e, com isso, passa a ganhar cada vez mais os holofotes – incluindo na vida pessoal. E, com ele, também ganha destaque a nova primeira-dama da Bahia, Tatiana Velloso.
Discreta, não há muitas informações disponíveis sobre Tatiana. O pouco que se sabe é que o currículo profissional dela é grande. Entre outros postos, ela assumiu em 2015 a vaga de pró-reitora de extensão do UFRB.
Ela também possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia (1996), especialização em Cooperativismo, mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (2000) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2013).
Ainda em 2015, atuava como professora do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) e do mestrado profissional em Educação do Campo do Centro de Formação de Professores (CFP) da UFRB.
Jerônimo também ingressou no curso de engenharia agrônoma da Universidade Federal da Bahia em 1987, no campus de Cruz da Almas (BA). E foi justamente nesta cidade onde conheceu Tatiana, com quem se casou e teve o único filho, João Gabriel.
Tatiana trabalhou ativamente na campanha do marido. Ela intensificou a participação nas redes sociais nos últimos meses justamente em função do pleito eleitoral. No último dia 11 de agosto, por exemplo, fez uma postagem sobre o Dia dos Estudantes, reafirmando “a defesa incondicional da democracia, do acesso à educação enquanto direito e acredito na educação libertária”.
Até o dia 31 de dezembro, Aline Peixoto é a primeira-dama do Estado. Entre outras funções, a esposa do governador Rui Costa (PT) preside as Voluntárias Sociais da Bahia.
(Por: Henrique Brinco)