De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo são esperados cerca de 88.060 turistas baianos e estrangeiros.

Após longos meses sem feriados nacionais, muitos baianos e turistas estão contando os dias para chegar setembro e com ele o feriado prolongado da Independência do Brasil. Este ano, a data vai cair numa quinta-feira, e já tem muita gente pesquisando em sites de viagens e hospedagens os mais belos destinos baianos para aproveitar o feriadão.
De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) entre os dias 7 a 10 de setembro a taxa média de ocupação será de 55% e o fluxo turístico esperado é de 88.060 pessoas na capital baiana. Ainda segundo a secretaria, são esperados 46.843 turistas baianos, 38.311 visitantes de outros estados e 2.906 estrangeiros. Durante esse período, aproximadamente R$76 milhões devem ser injetados na economia local.
Antes de arrumar as malas para embarcar em qualquer viagem é importante pesquisar bastante. Hotéis para se hospedar, passagens aéreas e restaurantes próximos são buscas que devem ser planejadas para evitar futuros problemas. Além disso, é imprescindível para quem pretende aproveitar o feriadão, procurar saber detalhes sobre a previsão do tempo da cidade que deseja visitar. Caso contrário, os planos podem ir por água abaixo.
Salvador é uma das cidades mais requisitadas pelos turistas devido a beleza e praias
Porém, Morro de São Paulo, Ilhéus, Lençóis, Mata de São João, Chapada Diamantina, Porto Seguro, Ilha de Boipeba, Arraial D’Ajuda e Trancoso são alguns dos lugares mais procurados pelos visitantes. Dentre as praias do Litoral Norte da Bahia mais frequentadas estão: Arembepe, Barra do Jacuípe, Guarajuba, Itacimirim e Praia do Forte.
“As agências, principalmente as filiadas à Associação Brasileira de Agências de Viagens, estão preparadas e capacitadas para receber bem o turista em qualquer época do ano. Sobre o Programa Avança Turismo Bahia ele foi lançado agora. Ele é um programa de capacitação em todos os níveis de marketing, contabilidade e comportamento. Ele é um programa bem completo e está começando agora, mas será muito bem vindo para acoplar as necessidades que as agências de viagem têm”, pontuou o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens, Jean Paul Gonze.
Turismo e arquitetura históricos, gastronomia afro-brasileira e toda musicalidade são alguns dos atrativos turísticos da Bahia. Mas, para quem deseja fugir do óbvio, vale apostar nas visitas aos museus, parques e apresentações teatrais. Dentre as opções estão o Museu de Arte Moderna da Bahia, Cidade da Música da Bahia, Casa do Carnaval, Casa do Benin, Fundação Casa Jorge Amado, Museu do Mar dentre outros.
(Tribuna da Bahia – Foto: Romildo de Jesus)