O ataque de animais está cada vez mais comum em cenários urbanos, mostrando a necessidade do preparo das pessoas em como reagir a um possível ataque. Pensando nisso, a Stefanie Passos, do Centro Universitário Newton Paiva, compartilhou algumas dicas de como se comportar durante a situação.
Avalie a situação:
A especialista sugere que a pessoa analise a situação e tente manter a calma, pois a irritabilidade pode deixar o animal ainda mais agressivo.
Use técnicas de defesa:
Se a pessoa não conseguir fugir, a médica destacou o uso da defesa de uma forma que não machuque gravemente o animal, e sim crie uma barreira.
Chame ajuda:
Stefanie salientou a necessidade do pedido de ajuda para qualquer pessoa que passe pelo local, podendo assim deter o animal.
Busque atendimento médico:
É crucial que a pessoa que foi atacada busque atendimento médico de qualquer ferimento, pois o animal pode estar infectado e então será necessária a implementação de vacinas.
Educação e prevenção:
Para um ambiente mais seguro, tanto para as pessoas quanto para os animais, a profissional destaca a necessidade da educação sobre o assunto para prevenir novos ataques.
“A maneira como respondemos a um ataque de animal pode determinar o desfecho para ambos, humano e animal. Com conhecimento e calma, podemos preservar vidas e promover o bem-estar animal”, relatou.
(BNews)