Secretaria de Serviços Públicos registrou redução de reclamações sobre lâmpadas com falhas
A modernização da iluminação pública em Feira de Santana com o projeto Luz da Gente alcançou 96% de substituição das lâmpadas convencionais por LED na área urbana. Na zona rural o índice é de 94%. No total, 46.500 pontos de iluminação foram modernizados.
A iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana, junto a Secretaria de Serviços Públicos, tem como intuito oferecer mais qualidade na iluminação e uma maior economia nos cofres públicos, já que com as novas luminárias se destacam por sua menor incidência de problemas a longo prazo e menor consumo de energia. A economia prevista é de 50% em relação aos custos antigos.
Além de mais durabilidade, cada ponto instalado é equipado com um chip que permite a manutenção preventiva, que se antecipa antes que a luminária se apague, e preditiva, que permite substituir os componentes antes do final da sua vida útil.
De acordo com o diretor de Iluminação Pública, Ezequiel Trindade, o órgão registrou redução de reclamações sobre lâmpadas com falhas. De 91 atendimentos, apenas 10% das solicitações são referentes a iluminação.
“Esse índice aponta uma grande melhora por conta da modernização das luminárias. Estamos trabalhando a todo vapor junto com a empresa Conecta, que é responsável pela substituição das lâmpadas por LED por toda a área urbana, rural e distritos”, enfatizou.
Desde que começou, em maio de 2021, o Luz da Gente já contemplou importantes avenidas, equipamentos públicos, além de todos os bairros da zona urbana e os oito distritos da zona rural.
ILUMINAÇÃO ESPECIAL
O projeto Luz da Gente traz a iluminação especial para promover embelezamento e valorização em locais de grande relevância histórica e cultural. Este projeto encontra-se 73,1% concluído e já contemplou diversas igrejas, praças, monumentos, parques municipais, bustos, Mercado de Arte e Paço Municipal Maria Quitéria (sede da Prefeitura).
SMART CITY
A modernização na iluminação pública eleva Feira de Santana ao patamar de Cidade Inteligente (Smart City), conceito internacional para municípios que contam com gestão pública inovadora e que preza pela otimização dos recursos.
A Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo Municipal e o Consórcio Conecta Feira é tida como referência de sucesso para outro municípios, a exemplo de Ribeirão Preto, em São Paulo. Com população superior a Feira de Santana, o município paulista vai iniciar o processo de modernização através de contrato com a mesma empresa que atua no município baiano. (SECOM/PMFS)