Município Serra do Cipó já sofre com mais de 30 dias de combate a incêndio

O último sábado (13) completou 30 dias de combate a um incêndio na Serra do Cipó, localizado na cidade de Muquém de São Francisco, no oeste da Bahia. Contudo, as queimadas ainda permanecem acontecendo na região.
Para o coordenador da Operação Florestal 2024 da Bahia, major Murilo Rocha, as atuais reações climáticas da região dificultam o trabalho do Corpo de Bombeiros, podendo retardar ainda mais a situação. Ao todo, há 139 bombeiros espalhados em cinco áreas.
A corporação está com bases florestais desde julho para combater as chamas na localidade. Os bombeiros ativaram bases florestais, dedicando todos os esforços para o controle das chamas na região. Os brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) também passaram a atuar nesta área.
Dentre os fatores de ameaça pontuados pelo major, estão altas temperaturas, ventos fortes e baixa umidade. Outro fator que dificulta a resolução das queimadas na Serra do Cipó é a escassez da chuva desde maio.
O fogo atinge também as cidades das imediações, como Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Santa Rita de Cássia, Bom Jesus da Lapa e Serra do Ramalho, a maioria no oeste baiano. (BNews)