Entre os pontos positivos mencionados, destacaram-se a bovinocultura de corte e de leite, a caprinovinocultura, a apicultura e a produção de grãos, como milho e feijão
Na última quinta-feira (7) o secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Alexandre Monteiro, conduziu uma reunião extraordinária com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, na Casa dos Conselhos. O encontro teve como objetivo a apresentação e discussão do Plano Municipal para os distritos de Jaguara, Jaíba, Matinha, Maria Quitéria, Bonfim de Feira, Ipuaçu, Tiquaruçu e Humildes.
Durante a reunião, foram destacadas as principais atividades econômicas da região, bem como os desafios enfrentados pelos produtores locais. Entre os pontos positivos mencionados, destacaram-se a bovinocultura de corte e de leite, a caprinovinocultura, a apicultura e a produção de grãos, como milho e feijão.
Além disso, o secretário ressaltou as iniciativas que têm se mostrado promissoras para incrementar a rentabilidade das comunidades rurais, como as casas de farinha, o agroturismo, a fruticultura, a piscicultura e a avicultura de postura. Essas atividades não apenas representam oportunidades de geração de emprego e renda, mas também de fortalecimento da economia local e de promoção da sustentabilidade na região, buscando soluções integradas para os desafios e aproveitando as potencialidades de cada distrito.
O secretário de Agricultura, Alexandre Monteiro, afirmou que a reunião teve “o objetivo de avaliarmos toda construção do Plano Municipal e o Conselho deliberou pela aprovação deste plano que devemos apresentar nos próximos dias ao prefeito Colbert Martins, a imprensa e a Câmara de Vereadores e a todos os seguimentos produtivos de Feira de Santana”.
“Este é um instrumento de extrema importância para a cidade porque vai planejar todas as ações governamentais e até de parcerias com órgãos e entidades nacionais e internacionais para melhoria da agricultura em nosso munícipio. Então, não só na agricultura, mas na produção em geral e é um passo importante fornecer esse grande instrumento de planejamento”, finalizou o secretário.
(SECOM/PMFS)