Durante o evento, o prefeito Colbert Martins Filho destacou, emocionado, o legado de sua mãe
Na manhã desta segunda-feira (30), Feira de Santana viveu um momento de grande emoção e reconhecimento com a cerimônia de denominação da nova sede administrativa da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) Elizabeth Gomes Martins. A homenagem celebra a memória de uma das figuras mais marcantes da educação no município e mãe do prefeito Colbert Martins Filho.
O complexo educacional, localizado na antiga área do Feira Tênis Clube, reúne também o Centro Integrado de Educação Inclusiva Colbert Martins Filho e o Centro de Formação Continuada de Profissionais da Educação Professor Geraldo Leite. A solenidade contou com a presença de familiares da homenageada, representantes da educação, secretários municipais e diversas autoridades.
Durante o evento, o prefeito Colbert Martins Filho destacou, emocionado, o legado de sua mãe. “Minha mãe transformou vidas por onde passou. Seu amor pela educação e sua dedicação às crianças de Feira de Santana foram o alicerce de muitas conquistas. Esta homenagem é um reconhecimento à grande mulher que ajudou a moldar o futuro da nossa cidade, inspirando gerações com seu exemplo e trabalho incansável”, relatou.
Além de dar nome à nova sede administrativa, Elizabeth também foi homenageada este ano com o Centro Municipal de Educação Infantil Professora Elizabeth Gomes Martins, inaugurado em maio no bairro Gabriela. A unidade, construída do zero, funciona em tempo integral e atende uma média de 200 crianças de 2 a 5 anos, reforçando o compromisso com a educação infantil, uma das causas que marcaram a trajetória da homenageada.
O legado de Elizabeth Gomes Martins
Elizabeth Gomes Martins nasceu em 8 de outubro de 1929, em Feira de Santana. Professora por mais de 30 anos, iniciou sua carreira na cidade de Conceição da Feira, onde conheceu seu marido, Colbert Martins da Silva, com quem teve três filhos: Colbert Filho (médico e político), Evaldo (economista) e Eliane (odontóloga).
Como primeira-dama de Feira de Santana, entre 1977 e 1982, liderou iniciativas inovadoras, como a criação do primeiro “Lar da Criança”, criado em 09 de maio de 1980, como Creche-Escola Dagmar Silva, no bairro da Baraúna. Espaço que atende crianças de 2 a 6 anos com assistência educacional, médica e alimentar. Por meio da Associação de Promoção Humana, fundou escolas municipais e promoveu ações beneficentes para viabilizar os projetos educacionais.
Mesmo aposentada, Elizabeth continuou a trabalhar como voluntária, mantendo seu compromisso com as crianças dando aula de canto, munida de uma sanfona, que animava as festinhas juninas.
A professora faleceu no dia 15 de setembro de 2010. Porém, sua alegria, carisma e dedicação, “D. Bete”, como era carinhosamente conhecida, deixou um legado que inspira a educação e a cidadania em Feira de Santana até os dias de hoje. (SECOM/PMFS)