Home Política Janja se intromete, critica TikTok e irrita presidente chinês

Janja se intromete, critica TikTok e irrita presidente chinês

por Atitude Notícias
0 comentário

Primeira-dama brasileira afirmou que algoritmo da plataforma favorece discursos de direita

A primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, gerou desconforto durante um encontro com o presidente chinês, Xi Jinping, ao afirmar que o algoritmo do TikTok favorece discursos de direita no Brasil. Segundo relatos de integrantes da comitiva brasileira, a situação criou um “climão” entre os líderes, com a primeira-dama chinesa, Peng Liyuan, também demonstrando incômodo.

De acordo com os colunistas Andréia Sadi e Valdo Cruz, do G1, Janja pediu a palavra de forma não programada durante a reunião e classificou como “nocivos” os efeitos da rede social chinesa no Brasil.

Xi Jinping, em resposta, afirmou que as autoridades brasileiras têm legitimidade para regular ou até mesmo banir a plataforma em seu território, evitando um confronto direto, mas sem esconder a surpresa com a colocação.

Qual foi a reação da comitiva brasileira?

Um ministro presente no encontro comentou que “ninguém entendeu nem o tema, nem o pedido” de Janja, já que sua fala não estava prevista no roteiro oficial da reunião. Outro membro da comitiva classificou a situação como “constrangedora” e considerou o episódio como o ponto negativo da viagem.

A situação também teria irritado membros do governo chinês, que já enfrentam pressões do governo dos Estados Unidos para vender a participação da ByteDance, empresa que controla o TikTok, para companhias norte-americanas, aumentando a sensibilidade em relação ao tema. (TUPI.FM)

Você pode gostar

Deixe um comentário