Home Destaque Legislativo feirense vive momento histórico elegendo Eremita Mota Presidente da Câmara Municipal

Legislativo feirense vive momento histórico elegendo Eremita Mota Presidente da Câmara Municipal

por Atitude Notícias
0 comentário

Nesta terça-feira (14), por unanimidade, a vereadora Eremita Mota (PSDB) foi eleita para ser a primeira mulher a presidir a Câmara de Vereadores de Feira de Santana. A votação para o biênio 2023/2024 foi antecipada, graças a mudança no regimento interno aprovada no dia 07 deste mês. Eremita Mota assumirá o cargo no dia 02 de janeiro de 2023.

Em entrevista ao Portal Atitude Notícias, a vereadora Eremita Mota disse que em breve apresentará projetos e comentou sobre o apoio do atual presidente Fernando Torres (PSD) em sua eleição.

“Pretendemos fazer um trabalho harmonioso, sou muito simples pé no chão, vou aprender muito sobre o que acontece na presidência, e depois darei a imprensa um projeto, e continuar o que sempre estamos verificando aqui na câmara de Feira de Santana. Fernando Torres continua na mesa diretora, o que para mim será melhor, o Poder Legislativo é a caixa de ressonância da nossa sociedade, aqui deve prevalecer a democracia, em prol da população de Feira de Santana, estamos com muita alegria e vamos para frente”.

A mesa diretiva, para o biênio 2023/2024, assim ficou composta:

Presidente: Eremita Mota
1-Vice Presidente: Fernando Torres
2- Vice-Presidente: Paulão do caldeirão
3-Vice-Presidente: Ron do Povo
1-Secretaria: Lu de Ronny
2-Secretaria: Pastor Valdemir
3-Secretario: Edvaldo Lima
Corregedor: Galeguinho SPA

Para os demais vereadores, trata-se de um momento histórico no Legislativo feirense.

Pedro Américo (União Brasil): “Sempre dissemos que a Câmara precisa ter uma diversidade, quando discutimos política, o que a população vê, é preciso mais transparência por que algumas pessoas não entendem o trabalho e a função do vereador, e uma das funções é articular a votação da mesa diretiva, que define as ações da casa, a única chapa que foi inscrita foi a da vereadora Eremita, e houve o consenso na Casa pela votação dessa chapa única, desejo a ela toda tranquilidade, paciência e experiência que ela teve não só pelos 05 mandatos, desejo que ela faça uma boa gestão e que possamos fortalecer o legislativo para que tenha o trabalho reconhecido e evitar ao máximo coisas que venham afetar a imagem desta Casa”.

Jhonatas Monteiro (PSOL): “Acredito que há dois pontos que precisam ser destacados. O primeiro, que se trata de uma mulher ocupando um espaço de poder, embora haja uma dimensão simbólica, isto vai além da simbologia. A sociedade brasileira ainda é muito machista, onde a presença da mulher nos espaços de decisão ainda é minoritária, aqui na Câmara de Feira de Santana isto é visível, temos apenas duas mulheres em exercício, não poderia ser diferente nesse caso, o entendimento, que significa um ganho para o município do ponto de vista da representatividade”.

Jurandy Carvalho (PL): “Por experiência, esta casa deu um presente a Eremita Mota, que tem 05 mandatos, eu a conheço há mais de 25 anos, antes mesmo de ser vereadora, tinha amizade com seu saudoso esposo Carlos Madeira, com a família e votamos nela por que acreditamos que será bom para esta Casa toda a experiência que ela possui”.

Valdemir Santos (PV): “Muito diálogo, aqui é a casa dos debates, onde apresentamos nossas ideias, projetos, sonhos, e a partir destes ideais, com muito respeito e pé no chão, respeitando a opinião dos outros. Entendemos nesse momento que Eremita Mota seria o melhor nome, em nenhum momento o prefeito interferiu e graças a Deus deu tudo certo”.

Fernando Torres (PSD): “Muita alegria, com a primeira mulher eleita para presidir a Câmara. Daqui a alguns anos, teremos a foto de Eremita entre os que entraram para a história desta Casa, junto com a nossa e de outros últimos ex-presidentes, Ronny e Zé Carneiro”.

Edvaldo Lima (MDB): “Muita honra em votar nesta mulher guerrreira de cinco mandatos”.

Galeguinho SPA (PSB): “Momento histórico para Feira de Santana. Nossa decana tem carisma e fará uma grande gestão”.

Professor Ivamberg (PT): “Deus dê sabedoria a ela para conduzir a Casa”.

José Carneiro (MDB): “Tive a honra de tê-la na Mesa quando fui presidente. Independente das posições políticas, tenho admiração e respeito. Que tela tenha discernimento para dirigir à Casa de forma que possa atender bem a todos, vereadores e população”.

Lu de Ronny (MDB): “Jamais iria me opor em votar em uma mulher. Eremita tem história na Casa, com seus 20 anos de vereança. Eu a conhecia antes de ser eleita vereadora. Já a admirava como mulher, guerreira e empoderada. Quando aqui cheguei, disse que iria observa-la e aprender com ela. A Câmara é uma escola. O atual presidente demonstrou que tem sensibilidade e respeito às mulheres desta Casa, culminando com a eleição de Eremita, que entra para a história. Vai batizar com chave de ouro o seu mandato”. 

Lulinha (UNIÃO BRASIL):  “Chegamos juntos na Casa. Será presidente de um colegiado. Desejamos uma boa gestão. Registrar que o prefeito não teve interferência e nos deixou à vontade para votar”.

Paulão do Caldeirão (PSC): “Esta é uma data histórica. No segundo dia após a nossa eleição, fui visitar Fernando para tratar da presidência. Ele economizou recursos, mostrou independência e foi democrático. Votamos em Eremita e em um projeto para a Casa. Fernando, eleito hoje futuro 1º vice-presidente, qualifica a chapa.  Deixa exemplo de honestidade e de união e vai  reformar os prédios da Câmara”.

Pedro Cícero (CIDADANIA): “Fernando teria meu voto, se fosse candidato mais uma vez. Construí amizade com Eremita, que me ensinou muitas coisas boas e me orientou a ter cuidado”.

Petrônio (REPUBLICANOS): “Mulher, que atua na defesa dos direitos femininos, tem cinco mandatos que lhe conferem o direito de presidir a Câmara. Deve defender o interesse de todos, jamais de grupo”.

Ron do Povo (MDB): “Conheci uma amiga, parceira, mãe e defensora da população. Agradeço pelo convite para integrar a Mesa este vendedor de pastel. Eu queria fazer mais, mas quem executa é o prefeito”.

Sílvio Dias (PT): “Em nome da independência desta Casa, que o dom materno lhe proporcione sensibilidade, para uma boa gestão”.

Reportagem: Edvaldo Peixoto – Foto: Mario Neto

Você pode gostar

Deixe um comentário