Bélgica perdeu por 2 a 0 para o Marrocos neste domingo e se complicou um pouco na Copa do Mundo do Qatar

Marrocos fez história neste domingo (27). No estádio Al Thumama, no Qatar, a seleção de Hakimi e Ziyech bateu a experiente Bélgica por 2 a 0 e assumiu a liderança do grupo na Copa do Mundo.
A surpreendente vitória marroquina é apenas a terceira do país na história dos Mundiais, sendo essa a sexta participação da seleção na competição organizada pela Fifa
O primeiro gol do jogo foi marcado por Abdelhamid Sabiri aos 30 minutos do segundo tempo – mais tarde, a Fifa, no entanto, daria o tento a Saiss. O meia-atacante cobrou falta venenosa pela esquerda do ataque e contou com uma certa ‘ajuda’ do goleiro Thibaut Courtois, um dos grandes nomes desta geração belga. Nos acréscimos, Zakaria Aboukhlal deu números finais à partida após assistência da estrela Hakim Ziyech.
Impedimento semiautomático aparece
A torcida marroquina presente no Al Thumama não ficou muito feliz com a nova tecnologia da Fifa. Foi ela que acusou o impedimento de Saiss no último lance do primeiro tempo. Com isso, o tento anotado por Ziyech após cruzamento venenoso acabou sendo invalidado.
Maioria no estádio Al Thumama, que tem capacidade para quase 45 mil pessoas, os marroquinos deram um espetáculo a parte. Barulhentos, apoiaram muito e vaiaram a posse de bola belga durante quase todo o jogo. Os gols de Sabiri e Aboukhlal na etapa final premiaram os torcedores.
Situação do campeonato
A histórica vitória desta tarde leva o Marrocos ao topo do grupo F da Copa do Mundo, com quatro pontos em dois jogos. A Bélgica estaciona com três, caindo para a segunda posição. Cróacia e Canadá se enfrentam em breve e podem mexer ainda mais chave.
Troca no gol
Titular, Yassine Bounou chegou a cantar o hino, mas acabou cortado. Quem assumiu o espaço entre as traves foi Munir Mohand Mohamedi. De acordo com informações obtidas durante o confronto, o goleiro sentiu um pequeno desconforto na coxa e precisou ser substituído às pressas.
O cara: Hakim Ziyech
O jogador do Chelsea foi quem mais deu trabalho à defesa belga. Liso, levou a melhor na maioria dos duelos individuais pela direita e chegou a arriscar chutes perigosos de canhota. Ainda teve um gol anulado por impedimento milimétrico e anotou a assistência para o segundo gol marroquino contra os belgas.
Foi mal: Kevin De Bruyne
O craque do Manchester City deixou bastante a desejar neste domingo. Referência no meio-campo da Bélgica, mais andou do que correu e acabou preso na interessante marcação de Marrocos. Ainda precisa melhorar nesta Copa do Mundo.
Próximos jogos
A Bélgica volta a campo na quinta-feira (1/12) que vem, às 12h (de Brasília) no estádio Ahmad bin Ali, em Al Rayyan, diante da Croácia. Ao mesmo tempo, a seleção de Marrocos fecha a participação na fase de grupos contra o Canadá, novamente em Al Thumama.
Ficha técnica
Bélgica 0 x 2 Marrocos
GOLS: Saiss [Marrocos] aos 30′ e Aboukhlal [Marrocos] aos 46′ do segundo tempo
BÉLGICA: Courtois; Meunier (Lukaku), Alderweireld, Vertonghen e Castagne; Onana (Tielemans), Witsel e T. Hazard (Trossard); E. Hazard (Mertens), De Bruyne e Batshuayi (De Ketelaere) Técnico: Roberto Martínez
MARROCOS: Mohamedi; Hakimi (Attiat-Allah), Aguerd, Saiss e Mazraoui; Ounahi, Amrabat e Amallah (Sabiri); Ziyech, Boufal (Aboukhlal) e En-Nesyri (Hamdallah). Técnico: Regragui.
(ESPNBrasil – Foto: Stu Forster)