Home Auto & Motos Veículos elétricos podem reduzir danos à saúde e ao meio ambiente

Veículos elétricos podem reduzir danos à saúde e ao meio ambiente

por Atitude Notícias
0 comentário

A eletrificação veicular é uma tecnologia sustentável que já está em uso em veículos ao redor do país e do mundo.

Doenças respiratórias, cardíacas e câncer no pulmão são alguns dos danos irreversíveis que veículos movidos à combustão causam na saúde das pessoas. Além disso, substâncias como petróleo, gás natural e carvão têm forte impacto negativo quando o assunto é meio ambiente. A chuva ácida e a intensificação do efeito estufa são consequências dos combustíveis fósseis. No entanto, para quem pensa em minimizar os impactos sociais e ambientais causados por esses agentes, os veículos elétricos são uma opção que deve ser levada em consideração.

Veículos que os motores funcionam à base de gasolina, álcool ou diesel são prejudiciais à saúde humana. A inalação da fumaça que sai dos automóveis pode causar sérios problemas de saúde nas pessoas, como por exemplo: intoxicações, doenças crônicas como asma e também câncer. A eletrificação veicular é uma tecnologia sustentável que já está em uso em veículos ao redor do país e do mundo. Essa tecnologia tem o intuito de melhorar a vida urbana reduzindo os danos à saúde da população.

Além dos impactos negativos à saúde, automóveis movidos a combustíveis causam sérios danos ao meio ambiente. Por outro lado, os veículos elétricos, a exemplo dos transportes públicos, podem minimizar o problema da poluição nas grandes cidades.

Euclides Lourenço Chuma, membro sênior do Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), afirma este fato: “Dentre os impactos positivos está a redução da emissão de gases poluentes, a exemplo do CO2, que contribui com as mudanças climáticas, e que consequentemente impactam diretamente na qualidade de vida e na saúde das pessoas”, afirmou.

Chuma também ressaltou que o principal impacto negativo do uso desses automóveis elétricos é o descarte incorreto das baterias que podem vir a poluir o ambiente.

Em algumas cidades do país, a exemplo de Salvador, já é possível ver transportes públicos que são 100% elétricos, como por exemplo o BRT. Além de serem confortáveis e seguros, trazem benefícios à saúde, pois não produzem ruídos como os ônibus convencionais. Além disso, não expelem gases poluentes, tornando-se uma opção de mobilidade urbana sustentável. Carros, bicicletas, aviões e caminhões também são exemplos de veículos elétricos.

A eletrificação veicular, além de ser amigável ao ambiente e ao bem-estar social, ela tem um custo-benefício considerável. Euclides Lourenço Chuma, declara que o gasto com combustíveis em transportes convencionais é maior do que com veículos elétricos.

A Prefeitura de São Paulo fez um estudo e verificou que um veículo movido a óleo diesel gasta em média R$25 mil por mês com o combustível. Enquanto que o ônibus elétrico gasta em torno de R$5 mil por mês. É uma grande economia em relação ao consumo de combustível devido a eficiência do motor elétrico ser maior que o motor a diesel em determinadas condições", finalizou.

(Tribuna da Bahia)

Você pode gostar

Deixe um comentário