Imagens de milhares de veículos elétricos apodrecendo em pátio viralizam nas redes sociais; teorias apontam para esquema de vendas infladas e impacto ambiental

Um cenário intrigante vem chamando a atenção na China: amplos terrenos abarrotados de carros elétricos parados, aparentemente em perfeito estado e com poucos sinais de uso, viralizaram nas redes sociais, dando origem a teorias conspiratórias na internet.
Em junho de 2023, o youtuber sul-africano Winston Frederick, mais conhecido como Serpentza, que viveu por 14 anos na China, publicou um vídeo sobre o assunto em seu canal, que contabiliza mais de 3 milhões de views.
Confira o vídeo viral de Serpentza:
As imagens gravadas por drones mostram terrenos baldios que se transformaram em verdadeiros cemitérios de carros elétricos. Outros vídeos exibem internautas que transitam pelos pátios abrindo os carros, muitos deles ainda com plásticos nos bancos, praticamente zero-quilômetro.
Num dos cemitérios de veículos elétricos flagrados na China há mais de 10 mil carros elétricos abandonados. Todos os modelos são na cor branca, de diversas marcas, entre elas a Build Your Dreams (BYD), que em junho anunciou a compra da fábrica da Ford, em Camaçari, na Bahia. A BYD lançou o elétrico Dolphin no Brasil e prepara uma grande ofensiva de mercado no país.
Imagens como as divulgadas agora por Serpentza não são bem uma novidade, circulam pelas redes sociais desde 2019, sendo registradas por diferentes fontes ao longo do tempo, o que levou o youtuber a criar sua própria teoria da conspiração.
China lidera venda de carros elétricos no mundo
As vendas de veículos movidos a bateria (BEVs) na China registraram um crescimento impressionante de 60% em 2022 em comparação com 2021. O aumento substancial levou o país a alcançar um marco significativo, com 4,4 milhões de automóveis elétricos comercializados, solidificando sua posição como líder global nesse mercado em franca expansão.
Pela primeira vez, em 2022, a China ultrapassou a marca de 50% de todos os carros elétricos em circulação em todo o mundo, chegando a um impressionante total de 13,8 milhões de unidades.
Por que tantos carros elétricos novos estão parados na China?
No entanto, a pergunta que não quer se calar é: por que tantos desses carros elétricos novos estão sendo abandonados na China? A teoria conspiratória defendida pelo youtuber Serpentza e outros entusiastas da indústria automotiva, aponta para um possível esquema fraudulento de vendas infladas.
Para Serpentza, os vários cemitérios de carros elétricos espalhados pela China nada mais são do que um golpe de investimento, no qual os golpistas prometem ganhos acima da média do mercado com pequenos riscos para o investidor.
Os milhares de carros elétricos novos e devidamente emplacados, prontos para rodar, mas apodrecendo nos pátios, seriam fruto de um esquema de vendas fictícias.
Neste caso, o youtuber acredita que as próprias fabricante estariam vendendo para si, por meio de empresas de tecnologia, com a fachada de serviço de compartilhamento de veículos elétricos.
O objetivo da operação seria para obter subsídios e investimentos do governo chinês e, por tabela, maquiar para cima o volume total de venda de carros elétricos.
No vídeo, o youtuber sul-africano reforça sua teoria recordando que, no fim de 2018, cemitérios de bicicletas compartilhadas, similares aos dos carros elétricos agora flagrados pelos internautas, também foram registrados na China por um documentarista local.
Impactos ambientais preocupantes
Além das questões financeiras suspeitas, o abandono de lotes inteiros de carros elétricos na China levanta preocupações ambientais significativas, já que as baterias dos carros elétricos sem manutenção adequada por longos períodos representam um risco ao meio ambiente.
Até então, apesar do polêmico vídeo divulgado por Serpentza, que tem mais de 1 milhão de inscritos em seu canal no YouTube, nenhuma das montadoras chinesas citadas se manifestou sobre a teoria conspiratória do youtuber. (OTempo)