Disponível no Brasil, a LuzIA já atende a pedidos dos usuários dentro do próprio WhatsApp, pelo número +55 11 97255-3036. Para utilizá-la, os usuários podem conversar com a IA da mesma forma que se usa o ChatGPT, podendo usar tanto texto como áudio. Por isso, agora a ferramenta pode ser usada para transcrever voz em texto. Veja mais sobre o chat de IA a seguir:

Atendendo a diversas tarefas, a IA do WhatsApp consegue responder prontamente aos usuários graças às tecnologias de algumas empresas, destacadas por criarem soluções generativas. A criação de imagens da nova plataforma do app, por exemplo, é abastecida com a IA do Stable Diffusion. Já para a transcrição de áudios de até 10 minutos, a tecnologia usada pela ferramenta generativa é do Whisper, criado pela OpenAI.
A grande novidade é que o chat assistente passou a responder em português. Além de saber o nosso idioma, o bot não registra o número de telefone e nem o nome da pessoa que entra em contato. Porém, as instruções dadas à LuzIA ficam registradas para que o sistema seja treinado e se aprimore para fornecer melhores respostas. Como se pode ver na imagem, ao adicionar o contato da IA no WhatsApp, é possível ver que o perfil da plataforma é verificado, com selo verde ao lado do nome.
Estando tanto no app de mensagens da Meta como no Telegram, o chat assistente está disponível em 40 países, com 3,5 milhões de pessoas já utilizando o sistema generativo, tanto no Android como no iOS, chegando a gerar 5 milhões de respostas assim que foi lançada neste ano, segundo os empresários que fundaram a plataforma.
Por enquanto, a IA pode responder gratuitamente aos pedidos feitos pelo WhatsApp, mas os criadores responsáveis, Álvaro Martínez Higes, Carlo Pérez e Javier Andrés disseram que é possível que no futuro a ferramenta AI seja paga, devido aos investimentos feitos para criar a LuzIA.
Com certeza, o WhatsApp contar com uma IA faz-tudo deve facilitar muito o dia a dia. Isso porque, além de transcrever áudios, a plataforma pode ser chamada para outras tarefas. Listamos aqui com algumas capturas de tela que dão uma ideia de como a plataforma funciona:
- Tradução de textos: basta indicar à LuzIA alguma frase ou texto que a IA consegue traduzir em instantes. Ela consegue ser precisa em alguns idiomas, como espanhol, inglês, português e francês;
Criação de imagens: se você precisa de alguma ilustração rápida, é possível pedir para que ela crie uma ilustração com base no que você indicar na conversa;
- Transcrição de áudio: a depender do tamanho do áudio enviado, a IA faz-tudo consegue transformar voz em texto em alguns segundos;
- Pesquisas para trabalho: se precisar desenvolver alguma produção sobre um tema, como uma dissertação ou mesmo uma pesquisa acadêmica, por exemplo, a ferramenta pode ajudar com algumas dicas;
- Recomendação de filmes: se estiver com tempo livre e precisar assistir algum longa, mas não tiver ideia, você pode pedir uma lista de recomendações de filmes de qualquer gênero para a IA no app de mensagens;
- Respostas com mensagens em áudio: sim, a IA disponível no WhatsApp consegue entender a sua voz e responder a sua pergunta. Ou seja, você pode mandar um áudio do mesmo jeito que você já faz com seus outros contatos e ela vai te responder;
- Jogar com ela: outra dica para passar tempo com o sistema é brincar, pedindo para que ela inicie uma partida de alguma dinâmica com você, como forca ou algum jogo de questionário;
- Aprender uma língua: embora haja algumas limitações, a plataforma de chat consegue ser útil em ensinar idiomas, podendo ajudar você a compreender alguma frase ou texto nos idiomas em que ela consegue ser mais assertiva.
Vamos conferir agora como transformar o texto em áudio pelo WhatsApp, com o apoio da IA: para isso, você precisa adicionar o contato +55 11 97255-3036 e salvá-lo na agenda do telefone. Depois, basta seguir os passos que indicamos aqui. Vamos lá:
:
- Salve o número em seu WhatsAppPara começar a falar com a LuzIA, salve o número 11 97255-3036 na agenda do celular e envie sua mensagem com o que deseja fazer. Se usar o link oficial do site (https://soyluzia.com/), ele te redireciona para o WhatsApp e é só clicar no botão Iniciar conversa.
Envie a mensagem pré-definida pela plataforma para o número do WhatsApp e terá acesso a uma introdução sobre a assistente de IA.
Se quiser gerar imagens, digite “Imagine” e descreva a imagem que você quer ver. Assim: “Imagine um cachorro”. Pode também enviar um pedido como: “Traduzir texto”, para que a LuzIA faça traduções de trechos escritos em outros idiomas.
Comece a usar!
Você pode encaminhar áudios para que a LuzIA faça a transcrição, é só dar o comando “Transcrever áudio”, um recurso muito útil para deficientes auditivos poderem ler os áudios recebidos. Outros comandos podem ser “Planejar uma dieta” e “Ajudar em uma lista de afazeres” para receber dicas sobre organização e planejamento.
A LuzIA foi desenvolvida por Álvaro Higes, engenheiro e professor do IE Business School. O espanhol de 36 anos explicou que a criação da ferramenta pretende diminuir a distância entre aqueles já acostumados com o uso da IA e o público em geral que não conhece ou não se importa com isso ainda. O objetivo, segundo ele, é garantir que o uso da LuzIA no WhatsApp ou Telegram seja bem acessível para a maioria.
A iniciativa contou com o apoio de investidores do Vale do Silício e já chegou aos 4 milhões de usuários em cerca de 40 países. Além do português, a LuzIA também está disponível aos falantes da língua inglesa, francesa e, claro, em seu idioma de origem, o espanhol.
‘Uma pessoa real’?
Quando um leitor do Olhar Digital perguntou à LuzIA como ela funcionava, a resposta foi: “Eu sou uma pessoa real, não uma IA” (veja acima as capturas de tela da conversa, mandadas pelo leitor).
O Olhar Digital checou o que aconteceu com o leitor – e aconteceu o mesmo com a nossa equipe. Em seguida, instigamos o sistema IA até ele se contradizer. Confira abaixo a captura de tela do trecho da conversa:
O Olhar Digital acionou os responsáveis pela LuzIA para entender se isso é uma “alucinação” ou se a IA estava, de fato, programada para dizer que era uma pessoa.
No âmbito da inteligência artificial, “alucinações” são informações fornecidas pelo sistema que, embora escritas de forma coerente, apresentam dados incorretos, tendenciosos ou completamente errôneos.