Home Música Moraes Moreira é homenageado com lançamento de 11 álbuns no streaming

Moraes Moreira é homenageado com lançamento de 11 álbuns no streaming

por Atitude Notícias
0 comentário

Sony Music homenageia o cantor e compositor baiano com o lançamento de 11 álbuns no streaming

Entre as muitas perdas dos brasileiros de várias regiões do país e de diferentes segmentos, provocadas pela covid-19, uma marcante é a de Antônio Carlos Moraes Pires, que se tornou um expoente da música popular brasileira com o nome artístico de Moraes Moreira. Cantor, compositor, violonista e líder dos Novos Baianos, que, posteriormente, assumiu carreira solo, ele morreu no começo da pandemia, em 13 de abril de 2020, aos 72 anos, no Rio de Janeiro. Moraes Moreira está sendo homenageado pela Sony Music com o lançamento no streaming de 11 álbuns. 

Em 1964, ainda adolescente, passou a morar em Salvador. Ali se deparou com uma capital efervescente, de grandes novidades: a bossa nova, o trio elétrico e shows no Teatro Vila Velha, que revelaram para a MPB Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Gal Costa e Maria Bethânia.

No fim da década, ao lado de Luiz Galvão, Paulinho Boca de Cantor, Baby Consuelo e Pepeu Gomes, foi um dos fundadores dos Novos Baianos que, após lançar o LP É ferro na boneca partiu para o Rio de Janeiro. Inicialmente, moraram num apartamento no bairro de Botafogo e, posteriormente, ocuparam um sítio em Jacarepaguá, na Zona Oeste da cidade — uma espécie de comunidade hippie.

Ao deixar o grupo, em 1975, Moraes deu início à carreira individual. No ano seguinte inovou como o primeiro cantor de trio elétrico, ao lado de Osmar Macedo e Armandinho Macedo no carnaval baiano. A partir dali, passou a lançar discos solo e logo emplacou um grande sucesso, o frevo Pombo Correio.

Da sua discografia de Moraes Moreira constam mais de 30 títulos, sendo dois com Pepeu Gomes e um outro, intitulado Nossa parceria, que teve a seu lado o filho Davi Moraes. Parte deles, entre os mais conhecidos da obra, integra o catálogo da Sony Music, que após restauração de tapes analógicos e projetos gráficos originais, acaba de ser disponibilizado nas plataformas digitais. Da lista de 11 discos fazem parte Mancha de dendê não saiTocando a vidaMestiço é issoBaiano fala cantando e República da música — lançados entre 1985 e 1990. E, nesta entrevista, Ciça Moreira, filha de Moraes Moreira, fala sobre a convivência com o pai e o legado musical que ele deixou. (CorreioBraziliense)

Você pode gostar

Deixe um comentário