A nova linha BRT-2 de Feira de Santana foi inaugurada pelo prefeito Colbert Filho, conectando 14 bairros e atendendo milhares de passageiros diariamente.

A linha BRT-2 de Feira de Santana foi inaugurada nesta quarta-feira (18/09/2024) pelo prefeito Colbert Martins, integrando as comemorações pelos 191 anos de emancipação política do município. Com 20,5 quilômetros de extensão, a nova linha de transporte público Bus Rapid Transit (BRT) conecta as avenidas Ayrton Senna, Iguatemi, João Durval Carneiro e parte da Getúlio Vargas, facilitando o acesso de 14 bairros da região Norte ao centro da cidade. O sistema tem como objetivo aprimorar a mobilidade urbana, oferecendo um serviço de transporte mais eficiente e rápido para os moradores.
Composta por 14 ônibus articulados, a frota da linha BRT-2 possui veículos equipados com ar-condicionado, espaço para até dois cadeirantes, e capacidade para transportar até dois mil passageiros em uma única viagem. A operação do sistema prevê 274 viagens diárias, distribuídas pelas seis estações BRT instaladas ao longo do trajeto. Os bairros atendidos pela linha incluem Mangabeira, Alto do Papagaio, Conceição I, II e III, Caseb, Centro, Ponto Central, Alto do Rosário, Conder, Cidade Nova, Parque Brasil, Agrovila e Jardim Europa.
Além dos ônibus articulados, a Empresa São João integra ao corredor BRT-2 dois ônibus convencionais, também equipados com ar-condicionado, operando nas linhas 15 (Jomafa/Hospital Geral Clériston Andrade) e 02 (Shopping Boulevard via Terminal Sul), dentro do sistema FeiraMOB.
Em discurso, o prefeito Colbert Filho ressaltou a importância do novo sistema de transporte para a cidade, destacando que a prioridade é garantir conforto e segurança para os passageiros, especialmente nos horários de maior fluxo.
“Nossa prioridade é transportar o máximo de pessoas com total conforto e segurança, especialmente em horários de pico quando o fluxo de passageiros é maior por conta do trabalho ou da escola”, afirmou o prefeito.
O secretário de Mobilidade Urbana, Sérgio Carneiro, destacou que com a entrega da linha BRT-2, o município atinge uma extensão total de 50 quilômetros de linhas BRT em operação, somando-se aos 27 quilômetros da linha BRT-1, que liga o Centro ao bairro Jardim Brasil. Ele explicou que o sistema visa melhorar o transporte público para trabalhadores e estudantes, oferecendo uma rede de mobilidade eficiente.
Para a implantação do sistema BRT, foram investidos R$ 88.393.551,97, divididos entre obras de drenagem, construção de túneis, elaboração do Centro de Controle Operacional (CCO), construção de terminais de transbordo e estações BRT, e na infraestrutura dos corredores Getúlio Vargas e João Durval Carneiro. A maior parte dos recursos foi destinada à construção de túneis, totalizando 32,48% do investimento, seguidos pelas obras de infraestrutura e drenagem.
MOBILIDADE BRT
As tecnologias BRT de mobilidade urbana da Prefeitura de Feira, que atenderão a população, são oito ônibus articulados com 23 metros de comprimento e capacidade para 150 passageiros, mais um ônibus articulado de 18 metros (120 passageiros), um ônibus trucado BRT (100 passageiros) e mais dois ônibus padron Iveco BRT (90 passageiros).
SISTEMA DE TRANSPORTE URBANO
Atualmente o município possui uma frota de 150 ônibus que circulam por dia 30 mil quilômetros. O número expressivo de percurso percorrido corresponde a quase uma volta completa ao mundo, sendo de 40 mil/km.
As duas concessionárias, segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Sérgio Carneiro, realizam 2.500 viagens totalizando até 5 mil integrações de passageiros que utilizam mais de dois ônibus num intervalo de até duas horas.
Ainda, o Governo Municipal beneficia 312 mil pessoas que possuem direito à gratuidade no sistema de transporte público urbano – considerando a última média entre janeiro e agosto deste ano. Somente estudantes foram 181 mil utilizações do cartão eletrônico Via Feira com o benefício social da meia-passagem. (SECOM)