Home Mundo Gesto de Musk foi saudação nazista? O que dizem especialistas em fascismo

Gesto de Musk foi saudação nazista? O que dizem especialistas em fascismo

por Atitude Notícias
0 comentário

Em resposta, Musk publicou no X: “Francamente, eles precisam de truques sujos melhores. Essa coisa de ‘todo mundo é Hitler’ está tããão ultrapassada.”

Elon Musk gerou indignação por um gesto com o braço que realizou durante um discurso em celebração à posse de Donald Trump. Musk agradeceu ao público por “fazer isso acontecer”, colocou a mão direita sobre o coração e, em seguida, estendeu o braço direito para frente, em linha reta. Ele repetiu o gesto para as pessoas posicionadas atrás dele. Em resposta, Musk publicou no X: “Francamente, eles precisam de truques sujos melhores. Essa coisa de ‘todo mundo é Hitler’ está tããão ultrapassada.”

O bilionário, aliado próximo de Trump e considerado o homem mais rico do mundo, fez o gesto enquanto discursava na Capital One Arena, em Washington D.C. “Meu coração vai para vocês. É graças a vocês que o futuro da civilização está garantido”, disse o empresário, de 53 anos, após realizar a segunda saudação com o braço. A reação nas redes sociais foi imediata.

Claire Aubin, historiadora especializada em nazismo nos Estados Unidos, afirmou que o gesto de Musk foi um ‘sieg heil’, ou saudação nazista. “Minha opinião profissional é que vocês estão certos; devem acreditar no que veem”, escreveu ela no X, apoiando aqueles que consideraram o gesto uma referência explícita aos nazistas. Ruth Ben-Ghiat, professora de história na Universidade de Nova York, declarou: “Como historiadora do fascismo, posso dizer que foi uma saudação nazista — e uma bem agressiva, inclusive.”

Andrea Stroppa, confidente próximo de Musk e que o conectou à primeira-ministra italiana de extrema-direita Giorgia Meloni, teria compartilhado o vídeo do gesto nas redes italianas com a legenda: “O Império Romano está de volta, começando pela saudação romana.” A saudação romana foi amplamente usada na Itália pelo Partido Fascista de Benito Mussolini antes de ser adotada por Adolf Hitler na Alemanha.

(Tribuna da Bahia)

Você pode gostar

Deixe um comentário