Home Mundo Anistia Internacional acusa Rússia de crimes de guerra em Kharkiv, no leste da Ucrânia

Anistia Internacional acusa Rússia de crimes de guerra em Kharkiv, no leste da Ucrânia

por Atitude Notícias
0 comentário

Os bombardeios constantes da Rússia contra a cidade de Kharkiv, no leste da Ucrânia, com munições de fragmentação e o espalhamento de minas terrestres são crimes de guerra que mataram indiscriminadamente centenas de civis, afirmou a Anistia Internacional nesta segunda-feira (13).

Segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv esteve sob bombardeio quase constante desde o início da invasão pela Rússia, em 24 de fevereiro, até que as forças ucranianas conseguiram afastar as tropas russas em maio. Segundo a Ucrânia, 606 civis foram mortos nos ataques, e 600.000 pessoas foram retiradas da cidade.

“Os repetidos bombardeios de bairros residenciais em Kharkiv são ataques indiscriminados que mataram e feriram centenas de civis e, como tal, constituem crimes de guerra”, disse a Anistia Internacional no relatório da investigação de 14 dias, entre abril e maio, que fez no local.
O Ministério da Defesa da Rússia não respondeu às acusações. Em outras ocasiões, a Rússia negou ter mirado civis e acusou a Ucrânia de falsificar provas de crimes de guerra.

Nem a Rússia nem a Ucrânia são signatárias do acordo internacional que proíbe as munições de fragmentação. Mas o uso de tais armas ainda pode ser considerado crime de guerra se for indiscriminado e matar ou prejudicar civis, segundo a entidade.

O órgão afirma que também descobriu que as forças ucranianas violaram o direito internacional humanitário ao posicionar artilharia perto de prédios residenciais, atraindo fogo russo, mas ressalta que “de forma alguma isso justifica o implacável bombardeio indiscriminado da cidade pelas forças russas”. (Folhapress)

Você pode gostar

Deixe um comentário