Home Mundo Estudante brasileiro detido por agentes de imigração nos EUA é liberado sob fiança

Estudante brasileiro detido por agentes de imigração nos EUA é liberado sob fiança

por Atitude Notícias
0 comentário

Marcelo Gomes estava indo para um treino de vôlei com outros três colegas quando foi abordado pelos agentes do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE, em inglês). Segundo diretor do órgão, autoridades estava à procura do pai dele quando efetuaram a prisão.

O estudante brasileiro Marcelo Gomes, de 18 anos, foi solto para responder em liberdade a um pedido de deportação após ser detido por agentes do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE, em inglês).

Ele foi liberado após comparecer a uma audiência de custódia na quinta-feira (5).

Gomes estava detido desde o último dia 31, quando seguia para um treino de vôlei com outros três estudantes e foi abordado em Milford, no estado de Massachusetts. De acordo com Todd Lyons, diretor interino do ICE, o jovem só foi parado porque estava dirigindo o carro do pai, João Paulo Gomes Pereira, que era o alvo original dos agentes.

De acordo com a CBS News, sua família pagou uma fiança de US$ 2.000 (R$ 11.130, na cotação atual).

“Eu não sabia sobre o status da minha cidadania porque eu cheguei aqui quando tinha 6 anos de idade”, disse Gomes, à imprensa local. “Eu cresci em Milford, esse é o meu lar.”

O jovem disse que, na prisão onde ele foi colocado por seis dias, os detentos permanecem em um local sem acesso à luz solar, e que ele teve de dividir o banheiro com outras 35 pessoas.

Gomes afirmou também que, por falar inglâs, espanhol e português, ele atuava informalmente como tradutor para outros detentos, para que seus colegas soubessem o que diziam os papéis que agentes da ICE queriam que assinassem.

A prisão gerou um grande protesto no domingo em Milford, subúrbio de Boston onde ele vive. O Estúdio i exibiu imagens da mobilização.

As informações sobre a detenção do estudante brasileiro foram divulgadas pela rede de televisão americana CBS News nesta segunda-feira (2).

Todd Lyons defendeu a prisão, alegando que o estudante “está neste país ilegalmente e não vamos dar as costas a ninguém”.

Segundo a agência Reuters, os agentes reiteraram que o jovem não inicialmente era o alvo da operação e que os esforços estavam voltados para a captura de seu pai, que continua foragido.

“Obviamente, ele não é o pai do ano, já que também trouxe o filho ilegalmente para o país”, afirmou Lyons.

Gomes permaneceu detido em um centro de detenção do ICE na cidade de Burlington. (G1)

Você pode gostar

Deixe um comentário