Volante tricolor marcou os dois primeiros gols do Esquadrão diante da equipe gaúcha

A eliminação na Copa Sul-Americana ficou no passado, já que a resposta ao torcedor tricolor veio logo em seguida. Neste domingo (27), o Bahia recebeu o Juventude na Arena Fonte Nova e superou o adversário por 3×0. O jogo, válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, contou com Jean Lucas marcando duas vezes e Lucho Rodríguez definindo o placar final.
Com pouco tempo de preparação, o Esquadrão já volta a campo na quarta-feira (30), quando recebe o Retrô-PE em Salvador para o primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil. A bola rola às 19h30. Pelo Brasileirão, o próximo adversário do Bahia acontece no próximo sábado (2). O Tricolor enfrenta o Sport na Ilha do Retiro, às 16h.
O JOGO
A estreia da dupla de zagueiros David Duarte e Gabriel Xavier em 2025 era a novidade esperada pelos torcedores tricolores para o confronto contra os gaúchos. No entanto, o técnico Rogério Ceni também modificou o responsável pelas traves do Esquadrão. Após falhar contra o América de Cali, Marcos Felipe foi barrado, enquanto Ronaldo assumiu a titularidade na partida.
O desempenho do Bahia nos minutos iniciais serviu como uma resposta à eliminação na Copa Sul-Americana. O Tricolor assumiu uma postura agressiva desde o minuto inicial, pressionando o Juventude dentro de seu campo de defesa. Sem vergonha de alargar o jogo, o clube baiano buscou acionar a velocidade dos dois pontas com frequência. Quando conseguia, os laterais e um dos volantes aparecia para dar opção nas laterais do campo.
Apesar de conseguir desequilibrar e chegar com facilidade na área adversária, o Bahia também mostrou dificuldade em se defender dos contra-ataques do clube alviverde. Aos nove minutos, inclusive, Gabriel Taliari avançou sozinho e só parou no travessão. Dentro da zona de rebaixamento da Série A, o Juventude foi à Fonte Nova com a estratégia definida. O treinador Claudio Tencati colocou Natã mais recuado, formando uma linha com três zagueiros.
A superioridade tricolor no confronto foi recompensada após o talento individual desequilibrar. Aos 26 minutos do primeiro tempo, Ademir recebeu de Everton Ribeiro na linha de fundo e partiu para cima do marcador. O camisa sete entortou Natã e tocou rasteiro para Jean Lucas no centro da grande área. O volante só teve o trabalho de completar para dentro do gol e inaugurar o marcador na Fonte Nova.
Assim que voltou do intervalo, não demorou muito tempo para que o Esquadrão mostrasse sua superioridade frente aos gaúchos. Aos 12 minutos do segundo tempo, novamente Jean Lucas foi o nome da emoção. Desta vez, Everton Ribeiro limpou a marcação na entrada da área e finalizou forte. A bola foi interceptada pela zaga do Juventude, mas o camisa seis estava bem posicionado para aproveitar a sobra a fuzilar o gol de Gustavo.
Durante a segunda etapa, o Bahia não parou de atacar. No entanto, o ímpeto ofensivo diminuiu e o time confiou na vantagem construída. Dentro desse cenário, os visitantes passaram a encontrar mais campo para jogar e até finalizar ao gol defendido por Ronaldo. O crescimento dos gaúchos, no entanto, foi insuficiente para representar real perigo de gol. A situação piorou aos 31 minutos, quando o volante Hudson foi expulso, após cometer falta em Ademir sendo o último homem da defesa.
Com um a menos, o Juventude se tornou ainda mais ineficaz. Os minutos passaram e os donos da casa optaram por manter o controle da posse de bola com paciência para circular o jogo e encontrar uma brecha na marcação adversária. Sem pressa, a brecha surgiu. Aos 47 minutos da etapa final, Lucho Rodríguez recebeu dentro da área e chutou forte para espantar a seca e definir o placar.
FICHA TÉCNICA
Bahia 3 x 0 Juventude – 17ª rodada do Campeonato Brasileiro
Bahia: Ronaldo, Santi Arias, David Duarte, Gabriel Xavier e Luciano Juba; Caio Alexandre (Nico Acevedo), Jean Lucas e Éverton Ribeiro (Rodrigo Nestor); Ademir (Kayky), Willian José (Lucho Rodríguez) e Erick Pulga (Michel Araújo). Técnico: Rogério Ceni.
Juventude: Gustavo, Reginaldo (Ewerthon), Abner, Ángel, Natã (Mandaca) e Marcelo Hermes; Jadson, Hudson e Lucas Fernandes (Batalla); Gabriel Veron (Ênio) e Gabriel Taliari (Matheus Babi). Técnico: Claudio Tencati.
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador;
Gols: Jean Lucas, aos 26 minutos do primeiro tempo; Jean Lucas, aos 12, e Lucho Rodríguez, aos 47 minutos do segundo tempo;
Cartões Amarelos: Hudson, Matheus Babi (Juventude); Rodrigo Nestor (Bahia);
Cartão vermelho: Hudson (Juventude);
Público pagante: 32.706 pessoas;
Renda: R$ 1.028.055,00
Arbitragem: Matheus Delgado Candancan, auxiliado por Daniel Paulo Ziolli e Leandro Matos Feitosa (Trio de São Paulo);
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE).
(Por: Alan Pinheiro/Correio24hs)