Home Esportes Presidente da CBF é contra Mundial de Clubes a cada 2 anos

Presidente da CBF é contra Mundial de Clubes a cada 2 anos

por Atitude Notícias
0 comentário

Samir Xaud afirmou, em entrevista ao Metrópoles, que recebeu sinalização positiva para trazer campeonato para o Brasil em 2029

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, se posicionou contrariamente à realização da Copa do Mundo de Clubes a cada dois anos. Em entrevista nesta segunda-feira (28/7), o dirigente afirmou que a tendência é a manutenção do torneio a cada quatro anos, ao contrário da ideia que foi ventilada nos bastidores da Fifa este ano.

“Acredito que não [seja possível realizar a competição a cada dois anos], pelo número de campeonatos que temos, pela questão a Copa do Mundo, Copa América… Acredito que vai continuar a cada quatro anos”, disse Xaud. O presidente da CBF, porém, comentou que conseguiu estabelecer uma boa relação com as instituições internacionais de futebol e que pretende realizar o próximo Mundial de Clubes para o Brasil.

“As relações estão muito boas, estamos conseguindo fazer uma interlocução positiva tanto com a Fifa quanto com a Conmebol. Acredito que o Brasil, diante delas, não pode ser esquecido. Somos o futebol com mais taças do mundo. Então, temos que ser respeitados e precisamos fazer esse diálogo, é nisso que se baseia nossa gestão”, comentou Xaud.

Questionado se há “confiança mútua” entre as instituições, o brasileiro respondeu: “Da minha parte, sim. Tenho relacionamento muito positivo com [o presidente da Fifa, Gianni] Infantino quanto com [o presidente da Conmebol, Alejandro [Domínguez]. Acredito que essa construção está sendo mútua sim. No Mundial de Clubes, lancei o Brasil como possível sede em 2029”.

Xaud completou afirmando que teve como resposta “um sorriso do Infantino”, e disse acreditar que conseguirá trazer a Copa do Mundo de Clubes de 2029 para o Brasil.

Eleição de Xaud na CBF

Aos 41 anos, Xaud foi eleito para a entidade máxima do esporte no Brasil no final de maio. O pleito interno foi realizada após Ednaldo Pereira, seu antecessor na chefia da organização, ser afastado do cargo por decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).

A medida da Justiça aconteceu após ação protocolada pela deputada Daniela Carneiro (União-RJ). A parlamentar apontou suposta a falsificação de uma das cinco assinaturas que ratificaram o acordo homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para manter Ednaldo no cargo. A diretoria também foi afastada.

Na eleição para a CBF, Xaud era presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol (FRF). Ele foi candidato único, eleito por aclamação para a confederação nacional. Ele recebeu 103 votos dos 141 votos possíveis, e seguirá no comando da entidade até 2029. Samir é filho de Zeca Xaud, que chegou a 40 anos à frente da FRF em 2026. (Metrópoles)

Você pode gostar

Deixe um comentário