Em nota oficial, instituição religiosa esclarece que não tem vínculo com os guardadores de carros na região e destaca a ampliação do estacionamento para maior comodidade dos visitantes

Na última segunda-feira (04) uma série de reportagens abordou a prisão de um guardador de carros nas imediações da Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, em Salvador. Diante dessa situação, o Santuário do Bonfim vem a público para esclarecer sua posição e detalhar o que tem sido feito para garantir a segurança e o bem-estar dos fiéis que frequentam o local.
Em nota oficial, a instituição religiosa afirmou que não possui qualquer vínculo com os guardadores de carros que atuam nas proximidades do complexo. Desde 2016, o Santuário dispõe de um estacionamento próprio, situado em frente à Praça Senhor do Bonfim, destinado aos veículos dos visitantes. Com a recente ampliação do espaço, realizada em julho de 2025, o estacionamento agora possui capacidade ampliada, oferecendo maior comodidade para quem frequenta o templo para orações, bênçãos e missas.
De acordo com a nota, o valor fixo cobrado pelo estacionamento é utilizado para a manutenção e preservação da Basílica, que recentemente completou 271 anos de história. O Santuário destaca que, infelizmente, tem sido observado o aumento de práticas abusivas por parte de alguns guardadores de carros na área externa, o que tem gerado transtornos aos fiéis.
A Basílica esclarece ainda que esses guardadores de carros atuam em áreas públicas e não têm qualquer ligação com o Santuário do Bonfim, incluindo espaços como a Zona Azul, que são regulamentados pela Prefeitura de Salvador.
A nota também fez questão de agradecer à atuação do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), que tem intensificado as ações de fiscalização e tentativa de coibir tais práticas abusivas, garantindo maior segurança para os visitantes do complexo.
“Reiteramos nosso compromisso com a transparência e com o respeito à população. Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais”, finaliza a nota, reafirmando o compromisso do Santuário com a proteção dos fiéis e a preservação do espaço sagrado.
Com o aumento do fluxo de pessoas e o constante zelo pelo patrimônio histórico e religioso, o Santuário do Bonfim continua a trabalhar em parceria com as autoridades para garantir que todos possam vivenciar sua experiência religiosa com tranquilidade e segurança.
(Tribuna da Bahia)