Home Feira de Santana Prefeitura desapropria prédio da Filarmônica Vitória e garante preservação de casarão histórico

Prefeitura desapropria prédio da Filarmônica Vitória e garante preservação de casarão histórico

por Atitude Notícias
0 comentário

A medida foi anunciada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, na manhã desta sexta-feira (26), durante coletiva à imprensa

A Prefeitura de Feira de Santana vai desapropriar o centenário prédio da Filarmônica Vitória, construído na rua Conselheiro Franco. A medida foi anunciada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, na manhã desta sexta-feira (26), durante coletiva à imprensa com a presença de representantes de diversos segmentos organizados da sociedade, quando anunciou a destinação do imóvel para abrigar as academias de estudos feirenses.

O primeiro passo para a desapropriação do imóvel será a publicação de uma medida no Diário Oficial Eletrônico do Município de Feira de Santana (www.feiradesantana.ba.gov.br), edição deste sábado (27), declarando o prédio de utilidade pública para fins de desapropriação.

Ao anunciar a medida, o prefeito José Ronaldo destacou que o imóvel será transformado no Palácio das Academias, passando a abrigar a Academia Feirense de Letras, Academia de Educação de Feira de Santana, Academia de Letras e Artes de Feira de Santana, Academia Metropolitana de Artes e Letras, além do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana.

A Filarmônica Vitória foi fundada em 20 de julho de 1873, pelo padre Ovídio de São Boa Ventura, e foi adquirida como patrimônio no dia 18 de setembro de 1894 e, de lá para cá, ficou sendo de propriedade da Filarmônica Vitória.

Durante a solenidade também estiveram presentes os secretários municipais de Planejamento, Carlos Brito; de Comunicação, Joilton Freitas; de Governo, Neto Bahia; o presidente da Câmara Municipal, Marcos Lima; o arcebispo emérito Dom Itamar Vian; o procurador-geral do Município, Guga Leal; além dos acadêmicos Dázio Brasileiro, José Raimundo Pereira de Azevedo, Lélia Vitor Fernandes, Cláudia Gomes e João Batista de Cerqueira.

Ainda presentes: Luiz Mercês Júnior, Alpiniano Reis de Oliveira Filho, Renê Beker, José Ângelo Pinto, Getúlio Andrade (Sindicato dos Hotéis), Genildo Melo (Associação Comercial) e outros. (SECOM/PMFS)

Você pode gostar

Deixe um comentário