Atacante fez sua última partida no futebol neste sábado (9) na vitória por 2 a 1 sobre o Ceará

Na noite deste sábado (9), o Fluminense recebeu o Ceará no Maracanã pela 16ª rodada do Brasileirão. Na despedida de Fred, Cano brilhou com um gol e uma assistência para Matheus Martins, e o Tricolor venceu por 2 a 1. Luiz Otávio diminuiu no fim.
Desde o início do dia, o Fluminense e sua torcida fizeram uma sequência de homenagens nas redes sociais, nas ruas e no próprio Maracanã, que recebeu 63.707 pessoas, o segundo maior público da equipe no estádio desde a reforma.
Antes da partida, no gramado, o cantor Belo, amigo pessoal do jogador, fez show de mais de uma hora para a torcida em homenagem ao jogador, entrando com máscara que o clube produziu para seus torcedores.
Na entrada do time em campo, a torcida expôs mosaico em homenagem ao atacante, lembrando do gol de voleio que o atacante fez contra o Flamengo no Brasileirão de 2012, além dos dizeres ‘Fred vai te pegar’ e ‘Eterno’.
Nos dois gols do Flu, Fred foi homenageado na comemoração por Cano e Matheus Martins, que imitaram, junto do atacante, seu gesto de jogar corações para a torcida. O atacante entrou em campo aos 33 minutos da segunda etapa para conseguir disputar seus últimos minutos como jogador.
Após a partida, uma sequência de homenagens foi programada pela diretoria tricolor, iniciada com uma volta olímpica de bicicleta pelo estádio. Depois, o atacante passou por um corredor humano para chegar até um palco onde se iniciou uma cerimônia com Fred sendo eternizado na calçada da fama e, depois, recebendo a camisa como primeiro membro do time de lendas do clube.
Depois, o camisa 9 deu seu primeiro discurso, agradecendo ao presidente Mário Bittencourt, o dirigente Paulo Angioni e o treinador Fernando Diniz pela insistência em chegar até sua despedida e voltou a deixar em aberto a possibilidade de atuar em outra área no Flu.
“Dizer que os responsáveis por eu estar fazendo esses últimos jogos são o Fernando, seu Angioni e Mário, porque eu queria aposentar com a entrevista, e eles tentaram me explicar que a torcida queria fazer essa festa maravilhosa para mim e todo o time, pela história dessa camisa maravilhosa. Só tenho gratidão por todos, que Deus abençoe cada um de vocês. Não só eu, mas toda a minha família tem uma gratidão eterna por vocês”, disse.
“É meu sonho [trabalhar no Fluminense em outra função], acho que desejo do presidente também. Eu preciso pegar um tempo com a patroa para fazer os trigêmeos (risos). Curtir minha família também, mas no coração eu vou estar sempre ligado [ao clube]. Quando receber a convocação, vou estar de volta”, completou.
Fred ainda recebeu uma homenagem em forma de vídeo com mensagens de seus companheiros, familiares, funcionários do clube, do técnico Fernando Diniz e de Thiago Silva, companheiro na seleção brasileira e ex-jogador do Fluminense.
No fim, o atacante lembrou do início no clube. “Galera, eu de verdade nunca vou encontrar em palavras a gratidão e o tanto que gosto de vocês. Minha história no Fluminense começou por um amor. Voltei para o Brasil e para o Rio de Janeiro por causa da minha filha Giovana”, afirmou.
“E Deus é tão perfeito que ele conseguiu me trazer para o Fluminense, e de lá em diante só foram histórias maravilhosas. Quero agradecer por todos os gols, títulos, histórias, mas principalmente por todas as vezes que vocês deram força para eu dar a volta por cima. Sei que não é só para mim”, finalizou.
Ao fim da cerimônia, Fred foi até a torcida e invadiu a arquibancada para se juntar aos torcedores na festa.
(ESPNBrasil – Foto: Delmiro Junior)