Home Justiça TCE visita Fundação Doutor Jesus e reconhece trabalho social desenvolvido em Candeias; saiba detalhes

TCE visita Fundação Doutor Jesus e reconhece trabalho social desenvolvido em Candeias; saiba detalhes

por Atitude Notícias
0 comentário

Comitiva do TCE, liderada por Marcus Presídio, homenageada pela Fundação que acolhe pessoas em vulnerabilidade social

Uma comitiva do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, (TCE-BA) visitou a Fundação Doutor Jesus, na segunda-feira (12), localizada no distrito Menino Jesus, em Candeias, às margens da BA-324. O objetivo foi conhecer de perto as instalações e as ações desenvolvidas pela instituição, que há 34 anos atua no acolhimento e recuperação de pessoas em situação de vulnerabilidade social e dependência química.

A delegação do TCE foi composta pelo presidente da Corte, conselheiro Marcus Presídio, pelo conselheiro Inaldo Araújo, que também dirige a Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa, além da procuradora-geral do Ministério Público de Contas (MPC/BA), Camila Luz, auditores e outros representantes do MPC. Ao fim da visita, Marcus Presídio e Inaldo Araújo foram homenageados com o Título de Amigo da Fundação Doutor Jesus.

A visita também reforçou o compromisso do TCE em se aproximar da sociedade e das instituições sob sua esfera de fiscalização. A Fundação mantém uma parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), e executa políticas públicas de acolhimento, reabilitação, reinserção no mercado de trabalho e reconstrução de vínculos familiares.

Recebida pelo fundador da entidade, o deputado federal Pastor Sargento Isidório, a comitiva foi acolhida com uma apresentação dos internos logo na chegada. Em seguida, percorreu as principais áreas da unidade: recepção, alojamentos masculino e feminino, áreas de lazer com quadras e piscinas, refeitório, sala de fisioterapia e espaços destinados ao apoio psicológico e social.

Os visitantes também conheceram a cozinha e a barbearia da Fundação, além das salas onde são oferecidos cursos profissionalizantes em áreas como culinária, cabeleireiro, música, carpintaria e informática. Atualmente, segundo Isidório, a instituição atende cerca de 1.600 pessoas, sendo 1.400 homens e 200 mulheres, em regime de acolhimento integral.

“Toda visita nos traz orientações que nos ajudam a evoluir. Hoje, contamos com uma equipe técnica robusta: são 32 psicólogos, 30 assistentes sociais, além de pedagogos, professores de educação física, fisioterapeutas, nutricionistas e enfermeiros. Esses profissionais, junto à administração, são responsáveis pelos cursos que oferecemos, para que, após os três primeiros meses de cuidados com a saúde, os acolhidos possam aprender algo que os ajude na reintegração à sociedade”, destacou o deputado. (BNews)

Você pode gostar

Deixe um comentário