Tricolor ultrapassa Botafogo e diminui distância ao Mirassol em busca de vaga na Libertadores

O Bahia mais uma vez fez da Arena Fonte Nova um palco de um triunfo nesta quarta-feira, 22. Em campo pela segunda vez consecutiva em casa, o Tricolor bateu o Internacional por 1 a 0, ultrapassou o Botafogo e colou no G-4 do Brasileirão por jogo atrasado válido pela 14ª rodada.
Com o resultado, o Esquadrão de Aço assumiu a quinta colocação e diminuiu a distância em relação ao Mirassol, atual quarto colocado, para três pontos. A vitória também fez o time de Rogério Ceni se consolidar como o melhor mandante da competição, ultrapassando outros gigantes em pontos somados.
Além disso, o Bahia bateu o recorde de pontos somados no primeiro turno em uma edição de Campeonato Brasileiro, deixando para trás as campanhas de 2019 e 2024. Vale lembrar que o duelo foi adiado devido aos jogos da Copa Sul-Americana no primeiro semestre do ano.
O Esquadrão de Aço volta a campo para melhorar os números como visitante. A equipe volta a campo no próximo sábado, 25, às 21h30, para encarar o São Paulo no Morumbi, pela 30ª rodada do Brasileirão.
O JOGO
O Internacional começou pressionando e criando chances, mas o Bahia equilibrou o jogo e assumiu o protagonismo, controlando o meio-campo e impondo seu ritmo. Apesar de alguma oportunidades do Colorado, o goleiro Ronaldo e a organização defensiva do time baiano impediram gols.
A insistência do Bahia deu resultado nos acréscimos do primeiro tempo, quando Willian José, após cobrança de pênalti e chances na sobra, marcou o gol do triunfo por 1 a 0. Na segunda etapa, o Bahia focou em controlar as ações da partida, especialmente após se ver com um jogador a mais — em virtude da expulsão do jovem Alisson, após chegada forte em Nestor.
FICHA TÉCNICA
Bahia 1 x 0 Internacional – 14ª rodada do Campeonato Brasileiro (jogo atrasado)
Bahia: Ronaldo; Gilberto, Gabriel Xavier, Ramos Mingo e Luciano Juba (Iago Borduchi); Acevedo (Erick), Jean Lucas e Michel Araújo (Rodrigo Nestor); Ademir (Kayky), Sanabria (Tiago) e Willian José. Técnico: Rogério Ceni.
Internacional: Ivan Quaresma; Alan Benítez (Gustavo Prado), Mercado, Vitão (Clayton Sampaio), Victor Gabriel e Bernabei (Alisson); Luis Otávio (Bruno Henrique), Thiago Maia e Bruno Gomes; Vitinho (Raykkonen) e Rafael Borré. Técnico: Ramón Díaz.
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador;
Gol: Willian José, aos 47 minutos do primeiro tempo;
Cartões amarelos: Bernabei, Mercado (Internacional); Acevedo (Bahia);
Cartão vermelho: Alisson (Internacional);
Público pagante: 27.349 pessoas;
Renda: R$ 660.312,00;
Arbitragem: Flavio Rodrigues de Souza, auxiliado por Daniel Paulo Ziolli e Leandro Matos Feitosa (Trio de São Paulo);
VAR: Wagner Reway (SC)
(Por: Lucas Vilas Boas/ATarde – Foto: Rafael Rodrigues/ECBahia)