Home Bahia Imagem do século 19 é furtada de igreja do centro de Salvador

Imagem do século 19 é furtada de igreja do centro de Salvador

por Atitude Notícias
0 comentário

Crime aconteceu nas margens da BA-526, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador.

A imagem de Nossa Senhora do Rosário dos Quinze Mistérios, do século 19, que estava guardada na Igreja do Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, foi roubada do local onde estava guardada.

Uma campanha feita pela Paróquia Santo Antônio Além do Carmo (Pascom), em busca da imagem sagrada, passou a circular nas redes sociais e fez com que o caso ganhasse conhecimento dos fieis.

Segundo o padre da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Jailson Jesus dos Santos, a imagem foi furtada de dentro da sala de Santo Antônio durante a internação e morte do frei Ronaldo Marques Magalhães, pároco da Igreja de Santo Antônio Além do Carmo, em julho deste ano.

A imagem desapareceu quando o frei estava doente no hospital, entre isso e a sua morte. Pelo relato dos fieis, até a trezena de Santo Antônio, a imagem estava aqui na sala e todo mundo via. Quando eu cheguei na paróquia, comecei a fazer a vistoria na Igreja e a imagem já não estava mais ali”, disse.

De acordo com o religioso, a imagem, que foi levada para a Igreja do Santo Antônio Além do Carmo após o fechamento da Igreja dos Quinze Mistérios, tem uma importância histórica e cultural, não só para a Bahia, como também para o Brasil.

“Esta imagem pertence a Igreja dos Quinze Mistérios, que é uma igreja de uma irmandade extinta, uma irmandade negra. Ela existe e está fechada. É uma igreja tombada”, informou o padre.

O padre Jesus dos Santos acrescentou que a imagem é de 1811.

“Não é um bem só da igreja, é um bem da Bahia, do Brasil. Ela participou da Revolta dos Malês (1835). Praticamente ela [a revolta] foi elaborada dentro dessa igreja, diante dessa imagem. Ela tem um valor histórico e cultural importantíssimo”, ressaltou.

Imagem foi furtada da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador — Foto: Google Maps

Imagem foi furtada da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador

Ainda de acordo com o sacerdote, a suspeita é de que alguém que sabia onde a imagem estava e tinha acesso ao local tenha furtado, já que a igreja não apresentava sinais de arrombamento. Ao levar a imagem, foi deixada para trás a cabeça de um anjo querubim que ficava aos pés da Santa.

“A suspeita é bem clara, que foi alguém que tem a chave da igreja. Ela não foi arrombada, alguém que sabia da imagem aproveitou que o frei estava doente, a sua morte e furtou”.

“De dia é impossível sair daqui com essa imagem porque a escada que dá acesso fica no portão da frente. Então, a pessoa que pegou a imagem ou pegou pela noite ou saiu pelo fundo da igreja”, disse o padre.

O padre disse que registrou o caso na Polícia Federal, já que a igreja é tombada.

Imagem do século 19 é furtada de igreja do centro de Salvador — Foto: Reprodução/Redes Sociais

(G1/BA)

Você pode gostar

Deixe um comentário